Radio Maria

[

Listen Live

]

Rádio Maria Moçambique Um sonho, permitiu a Presença da Rádio em Moçambique, um Sonho surgido num natal em que foi celebrado, sob o troar das armas. Um natal sem sinos e sem muita alegria mas cheio de muita esperança, pois, no âmago de cada cristão bem no fundo de coração sempre refulgia uma chama bem alimentada pela combustão de esperança. Este sonho Paulitinamente, ganhou forma e tornou - se um enorme desafio. Como uma criança, que passa por diversas etápas até chegar à luz sol, também a Rádio Maria Moçambique percorreu todas estas etápas com... See more

Matola FM|103.1
+258823004793/85
Av. Paulo Samuel Kankhomba, nr. 1105 Cidade de Maputo – Moçambique
last update
[2023-02-06 14:40:55]
Views:
7
2023-12-03 19:34:09
A melhor rádio do momento, uma lufada de ar fresco em meio à monotonia sem rosto.
Reply
Report
Rádio Maria Moçambique

Um sonho, permitiu a Presença da Rádio em Moçambique, um Sonho surgido num natal em que foi celebrado, sob o troar das armas.

Um natal sem sinos e sem muita alegria mas cheio de muita esperança, pois, no âmago de cada cristão bem no fundo de coração sempre refulgia uma chama bem alimentada pela combustão de esperança.

Este sonho Paulitinamente, ganhou forma e tornou - se um enorme desafio.

Como uma criança, que passa por diversas etápas até chegar à luz sol, também a Rádio Maria Moçambique percorreu todas estas etápas como que abedeceros criterios pela natureza estabelecidos.

O sonho deste homem de Deus Pe. António Rusconi, tinha sido levar o evagelho para as casas dos cristãos que uns martirizados e outros obrigados a recolher mais cedo para o esconderijo devido a Guerra, que naquela altura semeava dor em muitos corações, para eles pensou levar - lhes uma palavra de consolo.

No seu sonho veio a ideia de poder trnsformar a torre de sinos da Igreja num local onde se pudesse instalar equipamento de som para propagar este anúncio da boa nova, ainda estamos no final da década 80.

Muito se fez para que o projecto se concretizasse, a falta de dispositivo Jurídico Legal emperrou por muito tempo o projecto, mas sem contudo se desvanecessem as esperanças de defundir esta palavra a todos os cantos desta belíssima e inolvidável patria amada, Moçambique.

Com a graça de Deus felizmente os homens sentaram - se a mesma mesa, o acordo de Paz rubricado, uma nova página abriu - se na história deste País.

A nova lei de imprensa nos primórdios da década 90, foi mais uma porção de levedura para a paz adormecida nos corações do povo, que saia do exilio porque saidos de uma Guerra.

A 13 de Março de 1995, como abertura anunciada pelo governo a nível de imprensa. É nos concedida uma licença para a instalação e utilização de uma estação de Rádio, um passo que veio lançar mais axas à fogueira da esperança, já tornava - se realidade ter uma Rádio e essa Rádio chamar- se- ia Rádio Maria Moçambique.

Um mês depois formalizava - se o 1º grupo de voluntários, que teve como missão fundamental fazer conhecer a Rádio Maria (Promoção).

O que é, quem pode ser voluntário, onde se localiza, como funciona, quando inicia.

Estava lançada a semente, inumeros grupos de católicos e não só, começaram a aderir aos propósitos da Rádio Maria, assim nascia os primeiros grupos redactóriais.

A 02 de Junho de 1995 à 21.30. o primeirissímo sinal da Rádio Maria “integrava - se” no etén deste belo pais, Moçambique.

Uma explosão de alegria, muita ansiedade nos grupos redactóriais já criados, intensificação da criação de novos grupos redactóriais, mas acima de tudo um novo desafio e muita responsábilidade.

Oito dias (10.06.95) depois do primeiro vagido da Rádio em clima apoteotico realiza - se o primeiro encontro dos grupos redactóriais o que também se havia convecionado chamar “Amigos da Rádio Maria” e a outros que queriam perceber “in - louco” a razão desta estação emissora, foi o prmeiro contacto real com a Rádio real foi uma festa, foi um aguçar das espectátívas, foi um dia de Assunção de um comprimisso.

Muitas propostas de programas começaram a chegar, começava - se a trabalhar no desenho da grelha básica, um trabalho àrduo meticuloso que durou aproximadamente 2 Mêses.

A 05 de agosto de 1995, lança - se a primeira grelha experimental da Rádio Maria, etapa que se revelou extremamente importante poi nesta grelha vinham delimitadas as linhas mestras da ordem de programação. Programas religiosos, Socio - Religiosos, Culturais, Lúdicos constavam desta.

Já arrancava assim uma Rádio que ainda hoje marcha na promoção da palavra, na implantação da harmonia e fraternidade dos homens entre si e estes com Deus.

Importa referir que durante quase 10 anos a Rádio Maria emitia para a Arquidiocese de Maputo e uma parte a Diocese Sufraganéa de Gaza, hoje com o olhar maternal de Maria, cobrimos a Zona Sul de Moçambique(Maputo, Gaza, Inhambane)...atingindo a provincia Central de Sofala parcialmente.(Desde)

Relembrando ainda que, o projecto de instalação da Rádio Maria ,abrange todo o pais pelo que estão a ser envidados esforços para que tal aconteça estando ainda a ser escutada na zona sul do pais que engloba as provincias de Maputo,Gaza e Inhanbane e ainda a provincia central de Sofala esta parcialmente.

Maputo, central emissora 103.1 cobertura para toda a provincia

Provincia de Gaza temos duas repitidoras: Em Gaza: Xai - Xai (Chicumbane) 102.0 Fm; Chokwé (Macarretane) 101.4 Fm;

Em Inhambane: Maxixe 100.8 Fm; Vilankulos 102.0 Fm; Nova Mambone 102.5 Fm; Quissico 106.4 Fm. Esta última ainda inactiva dada a capacidade da corrente electrica.

Um elevado númeero de voluntários têm dado cor e vida aos programas que compoêm a grelha.

Volvidos aproximadamente 12 anos olhando uma caminhada acredita - se que muitos desafios se têm pela frente.

parafraseando João Paulo II “... é preciso envagelizar os Homens todos e o Homem todo...”
© LogFM.com, 2009-2024 (2024-04-04,22:02:08)