Radio Posto Emissor Do Funchal FM

[

Listen Live

]

Em meados da década de quarenta, os irmãos William Edward Clode, médico e Luís Peter Clode, engenheiro electrotécnico, que, entre outras actividades culturais, se dedicavam à música e à sua divulgação, associaram-se ao engenheiro Herculano Ramos e ao seu irmão Arlindo Ramos, personalidades ligadas à área do comércio de equipamentos de electrónica, para a constituição de uma estação de rádio. Para o desenvolvimento do projecto, foi fundamental a colaboração de um habilidoso e competente radioamador de reconhecido mérito nacional e internacional,... See more

+351291208950
Rua Ponte São Lázaro, nº39000-027 Funchal
Em meados da década de quarenta, os irmãos William Edward Clode, médico e Luís Peter Clode, engenheiro electrotécnico, que, entre outras actividades culturais, se dedicavam à música e à sua divulgação, associaram-se ao engenheiro Herculano Ramos e ao seu irmão Arlindo Ramos, personalidades ligadas à área do comércio de equipamentos de electrónica, para a constituição de uma estação de rádio. Para o desenvolvimento do projecto, foi fundamental a colaboração de um habilidoso e competente radioamador de reconhecido mérito nacional e internacional, João Higino Acciaiuoli Ferraz, o qual deu uma apreciável contribuição técnica à iniciativa.

Após um período experimental, o Posto Emissor de Radiodifusão do Funchal foi oficialmente inaugurado a 28 de Maio de 1948, nas instalações do Teatro Municipal Baltazar Dias, onde funcionaram provisoriamente os primeiros estúdios da nova estação de rádio.

O Posto Emissor do Funchal começou a sua actividade de radiodifusão sonora em 1948 com um emissor de 150 watts em Onda Média, transmitindo em dias alternados da semana. Em 1952, aumenta a potência para 500 watts e as emissões passam a ser diárias. Mais tarde, em 1959, passa a emitir com 1 kwatt de potência e em 1986 com 10 kwatts.

Em 1967, o Posto Emissor do Funchal começa também a operar em Frequência Modulada (FM), sendo na região a primeira estação de rádio a transmitir nesta frequência, de início apenas com 250 watts e a partir de 1997 com 2 kwatts.

Entre 1967 e 19978, o PEF passa por diversas transformações a nível de crescimento e expansão. Desse esforço, resulta uma emissão de 24 horas por dia, tanto em Onda Média como em FM, através dos três centros emissores, situados em Santo António (Sítio das Encruzilhadas e Barreira) e São Jorge.

No decurso do ano de 2009/2010 está prevista a entrada em funcionamento do Centro Emissor do Chão dos Balcões, junto ao Poiso. Para esse efeito, foi construído um edifício com as condições adequadas para a instalação dos emissores de Onda Média e de Frequência Modulada e uma torre de 60 metros de altura. Com este novo centro emissor, o Posto Emissor pretende chegar mais longe e com melhor qualidade de audição para os seus ouvintes.

O Posto Emissor de Radiodifusão do Funchal é uma sociedade por quotas, pertencendo a maioria do capital social à Diocese do Funchal. A actual administração é composta pelo Cónego Carlos Duarte Nunes, por Luís Cannings Clode e Maria Francisca Teresa Clode.

Paralelamente à actividade de radiodifusão sonora, desde 1992 o Posto Emissor do Funchal promove e publica o Almanaque PEF.
© LogFM.com, 2009-2024 (2024-04-04,23:09:30)