Radio Clube De Pombal

[

Listen Live

]

Foi em 1986 que dois jovens, Rui Abreu e Miguel Valentim, resolveram dar luz ao que viria a ser a Rádio Clube de Pombal. Montaram um arcaico emissor, ligaram-lhe um gira-discos, um leitor de cassetes e um microfone. A experiência foi feita durante semanas. Deixavam a música no ar e andavam, ora de carro ora a pé, de rádio ao ombro para testar até onde chegava a emissão. Entretanto, Helder Diniz junta-se a eles. Depois de muitas ligações e afinações de ouvido, escolhem o dia 25 de Abril para lançar a emissão. No dia antes, já a população que ia ... See more

Pombal FM|97.0
+351236218120
Rua dos Bombeiros Voluntários nº 31, Pombal, Portugal
last update
[2023-02-16 14:27:19]
Views:
15
2023-12-01 23:05:44
OBRIGADO💗.\r
Reply
Report
Foi em 1986 que dois jovens, Rui Abreu e Miguel Valentim, resolveram dar luz ao que viria a ser a Rádio Clube de Pombal. Montaram um arcaico emissor, ligaram-lhe um gira-discos, um leitor de cassetes e um microfone.

A experiência foi feita durante semanas. Deixavam a música no ar e andavam, ora de carro ora a pé, de rádio ao ombro para testar até onde chegava a emissão.

Entretanto, Helder Diniz junta-se a eles. Depois de muitas ligações e afinações de ouvido, escolhem o dia 25 de Abril para lançar a emissão. No dia antes, já a população que ia aos cafés da Vila de Pombal podia ver os papéis que anunciavam a futura Rádio Clube de Pombal.

Antes disso era preciso reunir vozes. Convidam os amigos Paulo Ramos, Paulo Silva, Paulo Godinho e Jorge Ramos. O estúdio é improvisado em casa dos pais de Miguel Valentim. Dois sofás serviam de base para uma espécie de mesa, inventada a partir de uma porta velha. Aí estavam os aparelhos, que ao meio dia começavam a emitir o que, ainda sem existir legalmente, assumia o nome Rádio Clube de Pombal.

A inexperiência era óbvia e traduzia-se num desfile ininterrupto de músicas anunciadas pelas vozes trémulas dos locutores. Mas ainda assim, a estreia contou com um passatempo, "apoiado" pelo primeiro patrocinador da estação. Manuel Gonçalves, proprietário d'O Móvel / Dona Branca vinha ao estúdio oferecer patrocínio.

A música estava no ar e com ela a curiosidade. Nos primeiros três dias todos queriam ver : como é que a voz de um conhecido viaja no ar à distância e só parava no aparelho de rádio, lá em casa. A novidade também era que a rádio falava de Pombal e tinha gente conhecida da terra.

O bicho da rádio foi chamando Victor Mota, Rui Valentim, Paula Alexandra Silva e Joaquim Eusébio, que aumentavam a equipa. O estúdio improvisado tornava-se pequeno e sem condições. Era urgente procurar um espaço maior. É no dia em que a emissão faz um mês de vida, que muda para as primeiras instalações "a sério". O número 47 da Rua Professor Gonçalves Figueira. Lugar que recebe mais colaboradores. Carlos Diniz, Afonso Neves, Carlos Silva, Alexandre Neves, Filipe Miguel e Luís Eduardo.

Até aqui, a estação sintoniza-se na frequência de 103,00 Mhz, entre as 19 as 24 horas. O horário foi alargando cada vez mais. Primeiro antecipou para as 15 horas e uns meses mais tarde para o meio-dia. No final do Verão é definido o período, das sete à uma horas, que se mantém até à emissão contínua. É também nesta altura que a frequência muda para 97 Mhz.

Passo seguinte : legalizar a instituição como entidade jurídica. Em 23 de Outubro de 1986, Vítor Mota, António Aguiar, Paula Silva, Rui Abreu, Miguel Valentim, Teresa Cardoso, Fernando Sotta, Helder Diniz, Joaquim Eusébio, Paulo Cipriano, Deolinda Carreira, José Carraca, António Pinto e Carlos Oliveira fundaram a Cooperativa Rádio Clube de Pombal CRL, no Cartório Notarial de Ansião.
© LogFM.com, 2009-2024 (2024-03-26,07:37:48)