Radio Pinhal 104.9 FM

[

Listen Live

]

A Rádio Pinhal FM, ZYM 737, operando em 104,9 megahertz e pela Internet, através do site www.pinhalfm.com.br , está no ar há mais de uma década, desde o início de sua primeira transmissão oficial, no dia 12 de outubro, feriado religioso nacional e Dia da Criança que, certamente, em Santo Antônio do Pinhal, será sempre lembrado por aqueles que, desprendidamente se tornaram pioneiros na comunicação oficial de massa, numa pequena estância turística, encravada em meio a serra da Mantiqueira e a meio caminho da entrada das terras das minas gerais. ... See more

Rua Capitao Luiz Jacintho da Silva, nº 145 - Santo Antonio do Pinhal - SP
last update
[2023-12-04 06:16:08]
Views:
12
2024-01-12 06:58:22
Ouvindo da Dominica
Reply
Report
A Rádio Pinhal FM, ZYM 737, operando em 104,9 megahertz e pela Internet, através do site www.pinhalfm.com.br , está no ar há mais de uma década, desde o início de sua primeira transmissão oficial, no dia 12 de outubro, feriado religioso nacional e Dia da Criança que, certamente, em Santo Antônio do Pinhal, será sempre lembrado por aqueles que, desprendidamente se tornaram pioneiros na comunicação oficial de massa, numa pequena estância turística, encravada em meio a serra da Mantiqueira e a meio caminho da entrada das terras das minas gerais.



Desnecessário enfatizar a importância de uma estação de rádio numa pequena cidade que pretende crescer e se posicionar no contexto do turismo de montanhas, mas mantendo alguns vínculos com um passado particular e extremamente peculiar, especialmente quando autorizada a funcionar pelo poder estatal federal.



No entanto, não tem sido fácil para os responsáveis pela Pinhal FM, romper com algumas linhas de pensamento para manter esse meio de comunicação moderno e instantâneo, sem qualquer finalidade lucrativa, ou seja, sem que os resultados econômico-financeiros beneficiem a quem quer que seja. Assim, apenas abnegados cidadãos ligados a algum tipo de comércio, ou prestação de serviços, desde a primeira hora, têm mantido seu apoio fornecendo, mensalmente algum numerário à título de apoio cultural, que sequer chega próximo daquilo despendido para a manutenção dos seus equipamentos eletro-eletrônicos, bem como despesas com água, luz, telefone, impostos municipais, aliás nunca isentados pelas autoridades, embora seus mandatários se utilizem de inúmeros espaços de informações de forma gratuita. Muitos outros, constantemente convidados para colaborar, sequer se interessam em conhecer o estúdio e técnica central, sob as mais diversas evasivas.



Além do mais, enfatize-se, não são poucos os que pensam que tudo está disponível para ser utilizado gratuitamente, ao talante dos que desejam promover suas festas e realizações, próximas ou futuras, sem ao menos questionarem: isso pode ser veiculado sem qualquer tipo de ônus, mesmo que exista retorno aos promotores dessas atividades? Olvidam que, embora seja um veículo de utilidade pública, nada recebe do público ou das autoridades públicas



A bem da verdade, não deve ser omitido, aliás, pelo contrário, deve ser informado e ressaltado que a regularidade das transmissões da rádio da sua cidade, se deve ao idealismo, ao amor, ao labor e principalmente à colaboração financeira de pessoas que, valentemente deixam seus afazeres particulares e seus próprios negócios ou serviços para oferecerem a tantos quanto, com um simples toque de botão, desejam se informar a todo instante daquilo que acontece no planeta, aumentando generosamente o seu cabedal de cultura, ética, cidadania, ou mesmo diletantismo ao ouvir uma programação musical digna das mais respeitáveis emissoras de rádio do país e por muitas elogiada, conforme documentos arquivados. E nesse ponto vale ressaltar que isso só é possível graças a experiência de pessoas que, depois de estarem ligados profissionalmente por muitas décadas, repita-se, por muitas décadas, às maiores emissoras de rádio do Brasil, entenderam que de forma voluntária, poderiam desenvolver um projeto de atendimento comunitário-radiofônico da melhor qualidade, escolhendo a cidade e a sua emissora de rádio, a Pinhal FM para esse trabalho em face de inúmeras razões, dentre as quais: a seriedade profissional, a alta tecnologia empregada, a qualidade sonora, o espírito de equipe, a liberdade de criação, a inexistência de ligações político-partidárias, o exercício da ética e cidadania, mas sobretudo a amizade para com os responsáveis pela direção e seu comprometimento para com o ouvinte local e planetário.



É por essa razão que a Pinhal FM conta com o voluntarismo e o profissionalismo em rádio. São eles formados em: engenharia elétrica, mecânica e eletrônica; jornalismo e publicidade; ciências humanas; ética e cidadania; teologia; biologia; música e diversão, devendo ser acrescentado que a quase totalidade é constituída de universitários, mestres ou doutores em suas áreas de atuação.



Talvez alguns possam indagar: mas para que tanta gente importante se a finalidade se restringe apenas à execução sonora?



A resposta é uma só: - rádio é educação, informação, ética, cidadania e entretenimento. A irradiação sonora de músicas qualquer um encontra em qualquer sítio da rede social, para qualquer gosto.



E a Pinhal FM vai muito além da simples execução de músicas e não fica restrita apenas ao município e estância de Santo Antônio do Pinhal. Ela vai mais longe, aliás muito mais longe.



O cidadão possua um computador ligado à fabulosa rede da Internet, poderá ouvir, em qualquer lugar desse planeta, o que pensa, o que faz, e o que é a Estância Climática de Santo Antônio do Pinhal. E não nos esqueçamos que ela vive do turismo, de pessoas que para aqui se dirigem para gozarem da delícia do seu clima e beleza do lugar, aqui deixando parte de suas economias, fazendo girar a moeda com a qual todos vivem, sustentam seus filhos e possibilitam investimentos.



França, Japão, Bélgica, Estados Unidos, Finlândia, Argentina, Colômbia, Haiti, Timor Leste, Itália, Portugal, África do Sul, Bolívia, China, são alguns dos países que através da Internet já sintonizaram e continuam sintonizando a programação da Pinhal FM, e desde logo ficam os incrédulos convidados para conhecerem a documentação internacional que temos disponível.



Mais de uma década se transcorreu desde o momento em que este mesmo som de qualidade internacional foi pela primeira vez ao ar e pela rede social. A nossa emoção é a mesma neste momento, mas a experiência é, com certeza, dez vezes maior do que a primeira vez. É por essa razão que, ao redigirmos este texto de apresentação, agradecemos aos que conosco formaram fileiras e acreditam no nosso trabalho, tanto os que aqui vivem, mas principalmente aos que estando muito longe nos dedicam uma sincera e fraterna amizade.



A todos que auxiliaram até aqui; a todos aqueles que se dispuserem a colaborar, e a todos que venham integrar a equipe da Pinhal FM, falando de perto para que você veja mais longe,
© LogFM.com, 2009-2024 (2024-04-05,00:08:57)