Radio Cultura

[

Listen Live

]

A Rádio Cultura de Campos Novos foi fundada no dia 19 de março de 1957. Por deficiências técnicas e por falta de funcionários preparados para o importante trabalho de uma emissora de rádio, no mesmo ano de 1957, a rádio saiu, temporariamente, do ar. Foi neste momento adverso, que entrou em cena o Padre Quintílio Costini, então, Vigário da Paróquia São João Batista, de Campos Novos. Ciente da importância e do valor de uma Emissora de Rádio, o Pe. Quintílio viajou para o Rio de Janeiro e interessou-se, junto ao Ministério da Agricultura, de quem ... See more

Campos Novos AM|1420
A Rádio Cultura de Campos Novos foi fundada no dia 19 de março de 1957. Por deficiências técnicas e por falta de funcionários preparados para o importante trabalho de uma emissora de rádio, no mesmo ano de 1957, a rádio saiu, temporariamente, do ar. Foi neste momento adverso, que entrou em cena o Padre Quintílio Costini, então, Vigário da Paróquia São João Batista, de Campos Novos. Ciente da importância e do valor de uma Emissora de Rádio, o Pe. Quintílio viajou para o Rio de Janeiro e interessou-se, junto ao Ministério da Agricultura, de quem dependia, na época, a Radiodifusão, para fazer a Rádio retornar a seu funcionamento normal operando em 250 Watts.

No dia 02 de Abril de 1958, o Padre Quintílio Costini adquiriu a Rádio, que passou a ser propriedade da Paróquia São João Batista. A Paróquia pertencia, na época à Diocese de Lages, Santa Catarina. Sob o comando do Pe. Quintílio, a Rádio Cultura passou a ser usada como instrumento de Comunicação a serviço da Comunidade e deu passos importantes para o progresso. No ano de 1969 , passou a operar em 1.000 Watts. Em 1975 , houve novamente alteração de potência para 5.000 Watts. No ano de 2004, a potência foi alterada para 6.000 Watts. Tão significativa e tão marcante foi a atuação do Pe. Quintílio, que a data comemorativa da fundação da Rádio passou a ser o dia 02 de Abril de 1958, precisamente a data em que ele assumiu o controle da Emissora. Em 1975, com a criação da Diocese de Joaçaba, a Paróquia São João Batista e, consequentemente, a Rádio Cultura passaram a integrar a nova Diocese. Ainda em 1975, Dom Henrique Muller, Bispo da recém-criada Diocese, doou a Rádio à Congregação dos Padres Scalabrinianos, cujos Sacerdotes trabalhavam na Paróquia de Campos Novos. Não sem dificuldades, a Rádio Cultura continuou crescendo ao longo desses anos, graças à dedicação da Direção e funcionários e apoio dos padres scalabrinianos. Os vários fatores positivos somados (o apoio do Ecônomo Provincial, a dedicação e a responsabilidade da gerente, a assistência técnica eficiente do engenheiro, o interesse e o esforço do novo Diretor Comercial, a presença constante do novo Diretor, exigindo, orientando e participando do trabalho do grupo, a ação de vários funcionários dedicados) possibilitaram em crescimento técnico, econômico e pastoral da Emissora. No mês de abril de 1988, a nova antena de 93 metros e o novo transmissor foram instalados. No dia 29 de abril de 1988, o novo transmissor entrou no ar em caráter experimental e, uma semana após, em caráter definitivo. Desde 1958, a Rádio Cultura se encontrava precariamente instalada em algumas dependências do Salão Paroquial da Paróquia São João Batista. Considerando a situação precária das dependências, e considerando a intenção de lutar por uma melhoria técnica e de utilizar mais o Veículo de Comunicação para a Evangelização, partiu-se, no ano de 1992, para a busca de um possível terreno central que possibilitasse a construção de um prédio próprio para a Emissora. No dia 01 de dezembro de 1994, foram iniciados os trabalhos para a construção da nova sede. Ainda no ano de 1994, enquanto eram dados os primeiros passos na construção, a Emissora foi informatizada. Coube à Rádio Cultura a honra de ter sido a primeira Emissora Catarinense a ter o áudio informatizado. No dia 07 de junho de 1997, aconteceu, solenemente, a inauguração das novas instalações. O novo prédio recebeu o nome de “edifício Padre Quintílio Costini”, uma homenagem ao Sacerdote Scalabriniano que foi a mola propulsora da Rádio, em seu decisivo impulso inicial.
© LogFM.com, 2009-2024 (2024-04-05,08:15:50)